A ataca (Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana) é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento humano das regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África. Na prossecução deste objectivo, a ataca tem levado a cabo inúmeros projectos, quer em Portugal quer nos PALOP.
A ataca tem como projecto de maior dimensão o Projecto Tutor à Distância, que, através do voluntariado e do apoio financeiro directo, visa a melhoria das condições de vida das inúmeras crianças africanas desfavorecidas que residem em lares ou cujas famílias não têm condições básicas para o salutar desenvolvimento humano. Todos os fundos angariados dentro deste projecto são destinados a 100% ao sustento das crianças.
O Projecto Tutor à Distância (PTàD) visa mobilizar cidadãos portugueses e outros para se tornarem Tutores à Distância (TàD) de uma criança ou jovem - preferencialmente um órfão - pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as despesas de sobrevivência.
Existem três modalidades:
• Tutor total - contribuição mensal de 20 euros - permite responder a todas as despesas de alimentação, vestuário, saúde e educação.
• Tutor educação - contribuição mensal de 10 euros - permite cobrir as despesas relativas à educação (matrícula, cadernos, lápis, canetas, etc.).
• Tutor amigo - contribuição mensal de 5 euros - com o objectivo de mais de um tutor apoiar a mesma criança, de modo a conseguir-se resposta para diversas despesas.